Biologia, perguntado por Daviluiz9000, 1 ano atrás

(UFF 2010)As glândulas multicelulares se formam a partir da proliferação celular de um tecido e, após a sua formação ficam imersas em outro tecido, recebendo nutrientes e oxigênio. De acordo com o tipo de secreção que é produzido, as glândulas são classificadas basicamente em endócrinas e exócrinas. Entretanto, existe uma glândula que possui duas partes, uma exócrina e outra endócrina. A figura abaixo mostra um esquema comparativo da formação de dois tipos de glândulas.Com base na figura, assinale a opção que identifica, respectivamente, o tecido de onde as glândulas se originam, o tecido onde elas ficam imersas, a glândula I, a glândula II e um exemplo de uma glândula exócrina.A) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glândula exócrina, glândula endócrina e glândula salivar.B) Tecido conjuntivo, tecido epitelial, glândula exócrina, glândula endócrina e tireoide.C) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glândula endócrina, glândula exócrina e pâncreas.D) Tecido conjuntivo simples, tecido epitelial, glândula endócrina, glândula exócrina e paratireoide.E) Tecido conjuntivo frouxo, tecido epitelial, glândula endócrina, glândula exócrina e glândula lacrimal.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
23

Olá,

No exemplo fornecido as glândulas são produzidas no Tecido epitelial, popularmente conhecido como a pele. Nesse tecido as células encontram-se intimamente unidas, cuja função é revestir órgãos e cavidades do corpo.

Já o local onde essas glândulas ficam imersas trata-se do Tecido Conjuntivo, cuja função no organismo é estabelecer-se entre os tecidos a fim de preenchê-los e sustentá-los. A glândula I é a glândula exócrina, sendo que a II corresponde à endócrina. Como exemplo de glândula exócrina, podemos citar a glândula salivar.

É correta a Alternativa A.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes