(UFES) O condomínio chamado corpo humano
[...] Sabia que sobre sua pele, neste momento, estão vivendo milhões e milhões de bactérias? Elas nascem, reproduzem-se e morrem, ou seja, passam a vida inteira em seu corpo, sem, às vezes, nem prejudicá-lo. Achou nojento? Não se preocupe: isso é mais que normal. [...] Mas não são só as bactérias que habitam nosso organismo. Há vários outros organismos, bem maiores que elas. Sabia que o nosso cabelo é cheio de fungos, e as dobras da nossa pele, de mofo? Aargh! Há ainda aqueles moradores, nem sempre benéficos, que não são costumeiros em nosso organismo, mas aparecem de vez em quando em busca de alimento e abrigo. Entre eles, estão o piolho, a sarna e os vermes. [...] Por isso, você não precisa mais sentir aquele medo de ficar sozinho que às vezes aparece. Se lhe servir de consolo, lembre que, o tempo todo, mais de 10 bilhões de seres vivos estão juntinhos de você, fazendo uma companhia que, muitas vezes, é benéfica para o funcionamento do seu organismo [...].
COSENDY, L. Ciência Hoje das Crianças. 22 nov. 2000.
a) No texto, o autor sugere algumas relações ecológicas interespecíficas. Identifique duas delas e caracterize-as.
b) Ao compararmos as bactérias e os outros organismos citados no texto, quanto às suas características celulares básicas, observamos que existem diferenças marcantes. Identifique e caracterize esses dois grupos celulares.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Duas relações que poderiam ser citadas são o parasitismo e o comensalismo.O parasitismo pode ser representado pela interação do piolho, da sarna ou dos vermes com o homem. O parasitismo, nesses exemplos, é caracterizado pelo uso de líquidos corporais (sangue) ou de substâncias nutritivas.O comensalismo esta evidenciado nas duas primeiras linhas do texto em que o autor cita a relação entre bactérias e o homem sem que este seja prejudicado caracterizando uma relação (+O)denominada comensalismo.
b)Os tipos celulares identificados são as células procariotas e eucariotas. As células procariotas apresentam organização simples: sem carioteca, (com material genético disperso no citosol), ausência de organelas membranosas, ribossomos do tipo 70s e funções pouco especializadas. As células eucariotas são mais complexas, com material genético individualizado (devido a presença de carioteca), com compartimentação da célula, em virtude da presença de organelas membranosas,ribossomos do tipo 80s e obtenção de energia por meio de mitocôndrias.