(UFES) A imagem do “Homem Vitruviano” é uma representação elaborada no final do século XV por Leonardo da Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artísticas do período renascentista. Sobre o renascimento, não é correto afirmar que:
a) um dos seus principais fundamentos intelectuais foi o Humanismo, concepção segundo a qual o homem deveria ser valorizado como o epicentro do mundo e da história, como havia ocorrido na Antiguidade Clássica.
b) o estudo do homem e da natureza, nesse período, fundamentava-se no espírito crítico, o que possibilitou o desenvolvimento do pensamento científico, como se comprova na defesa da teoria heliocêntrica por Nicolau de Cusa e Nicolau Copérnico.
c) os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história hebraica descrita na Bíblia.
d) um dos seus maiores expoentes foi Leonardo da Vinci, um modelo do intelectual renascentista, pelo fato de se ter dedicado a múltiplas áreas do conhecimento, como, por exemplo, à Anatomia, à Física e à Botânica, além de à Pintura.
e) o termo “Renascimento” designa uma modalidade de expressão intelectual urbana e burguesa originária da Península Itálica, que se constituiu a partir do sincretismo entre a Cultura Clássica e a tradição judaico-critã.
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Letra A: não se pode dizer que um dos maiores fundamentos intelectuais do Renascentismo, o Humanismo, possuía o mesmo viés da Antiguidade Clássica, visto que em tal período o homem centrava-se nas divindades.
O Humanismo colocava o homem como o centro de sua própria existência e, por isso, deveria agir de forma mais independente, o que colocou parte dos renascentistas em confronto ideológico contra a Igreja Católica que, ironicamente, era patrocinadora de alguns deles.
Abraços!
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Resposta:
Letra C
Explicação:
Os elementos da cultura egípcia e mesopotâmica não tiveram impacto sobre os intelectuais do humanismo, mas sim as culturas grega e romana (greco-romana).
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