ENEM, perguntado por joycemorgana7227, 9 meses atrás

(Ufes 1996) A sociedade ateniense dos séculos V e IV a.C. e a sociedade romana do século II a.C. ao século II d.C. caracterizaram-se, do ponto de vista socioeconômico, pela utilização maciça e generalizada da mão de obra escrava. Um aspecto que aproximava o escravismo ateniense do escravismo romano era A) a concessão aos escravos de personalidade jurídica, o que lhes garantia, mesmo privados de liberdade, a capacidade legal de herdar, testar, iniciar processo criminal, testemunhar em juízo e contrair matrimônio com pessoa livre. B) a crescente especialização dos ofícios entre os escravos e os trabalhadores livres, reservando-se aos primeiros as atividades relacionadas à agricultura, à mineração e ao pastoreio, enquanto que os últimos se incumbiam do comércio e do artesanato urbanos. C) a extrema concentração territorial de escravos possuindo a mesma origem

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
15

A indagação se refere a: o aviltamento do trabalho escravo, com a conversão de seres humanos em meios inertes de produção, privados de todo direito social, assimilados a bestas de carga e reduzidos a objetos padronizados de compra e venda nos mercados urbanos.

A escravidão ateniense não era marcada por nenhuma espécie de distinção com relação aos postos de trabalho que deveriam ser ocupados.

O uso dos escravos tinha até mesmo uma grande importância social ao conceder mais tempo para que os homens livres tivessem tempo para participar das assembleias, dos debates, entre outros.

Bons estudos!

Perguntas interessantes