(UFCG-PB) A inalação da poeira com sílica, comum entre operários que trabalham com rochas ornamentais (por exemplo, granito e caulim), está associada à ocorrência de silicose, doença pulmonar obstrutiva crônica, e aumento de risco de câncer de pulmão, insuficiência renal e tuberculose pulmonar. Analise as afirmativas: I. Os lisossomos dos pneumócitos contêm enzimas que digerem a sílica incorporada por endocitose. II. O acúmulo de partículas de sílica no interior dos lisossomos acaba por perfurá-los, liberando enzimas e há destruição generalizada de células pulmonares, causando a silicose. III. A sílica ou dióxido de silício é um composto natural formado pelos dois elementos químicos mais abundantes na crosta terrestre: o oxigênio e o silício. IV. O termo silicose é dado à fibrose pulmonar causada pela respiração de poeira contendo sílica cristalina, sendo a mais frequente das pneumoconioses. E correto o que se afirma em a) I, III e IV. c) I, II e III. e) I, II, III e IV. b) II, III e IV. d) I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A resposta correta é a letra B, que aponta que é correto o que se afirma nas afirmativas II, III e IV, e assertiva I não esta correta devida a sua errônea afirmação de que os lisossomos dos pneumócitos contenham enzimas que digerem a sílica incorporada por endocitose.
Já que uma vez a poeira com sílica na células a mesma não consegue digerir assim causando a morte celular, assim causando uma necrose severa no tecido do pulmão que acarreta em uma possível falência do órgão.
Perguntas interessantes