Biologia, perguntado por t3ucu, 6 meses atrás

(Ufam) Segundo Charles Darwin (1809-1882), a evolução é um processo lento e gradual. Ao comparar estruturas homólogas, órgãos vestigiais e o desenvolvimento embriológico, Darwin adicionou evidências à sua ideia evolucionista. Analise as afirmativas a seguir:
I ) A seleção natural não cria seres resistentes, ela os seleciona.

II ) Lamarck sugeriu que as espécies evoluem através de descendência com modificações.

III ) Uma característica favorável, herdada, sempre será favorável a certo indivíduo independente de mudanças dos fatores ambientais.

IV ) A seleção natural gera organismos resistentes em uma população onde eles não existiam.

V ) Indivíduos que herdam características que lhes conferem maior probabilidade de sobrevivência e reprodução podem gerar uma prole mais numerosa.

VI ) A seleção natural é exclusiva dos seres vivos, portanto vírus não evoluem, pois o Darwinismo não se aplica a eles, afinal não são seres vivos.

Assinale a alternativa correta:

a ) Somente as afirmativas I e V estão corretas.

b ) Somente as afirmativas II, III e VI estão corretas.

c ) Somente as afirmativas V e VI estão corretas.

d ) Todas as afirmativas estão corretas.

e ) Todas as afirmativas estão incorretas.

OBS: preciso de uma resposta com explicação.

Soluções para a tarefa

Respondido por edusb
1

Resposta: a) Somente as afirmativas I e V estão corretas.

Explicação: A seleção natural é um dos mecanismos fundamentais da evolução. Essa teoria evolutiva foi formulada pelo naturalista Charles Darwin. Baseando-se nela é possível afirmar que:

  • I) "A seleção natural não cria seres resistentes, ela os seleciona." - Correta, pois se encaixa perfeitamente nos conceitos de Darwin. Ele propôs que todas as espécies podem se modificar conforme o tempo, e assim  prolongar a existência da espécie.

  • II) Lamarck sugeriu que as espécies evoluem através de descendência com modificações. - Incorreta, pois foi Darwin propôs a ideia de descendência com modificações. Larmark, no entanto, acreditava que as espécies evoluíam a partir da lei do uso e desuso.

  • III) Uma característica favorável, herdada, sempre será favorável a certo indivíduo independente de mudanças dos fatores ambientais. - Incorreta, uma vez que os fatores externos (clima, meio, etc) afetam o individuo. A exemplo disso estão os Gatos Sphynx, conhecidos por não terem pelos. Essa característica é favorável em temperaturas amenas, porém desfavorece a sobrevivência da espécie em climas frios, e se tornaria fatal em uma eventual era do gelo (mudança climática).

  • IV) A seleção natural gera organismos resistentes em uma população onde eles não existiam. -  Incorreta, pois a seleção natural não gera (cria) nada, ela somente seleciona os organismos mais resistentes.

  • V) Indivíduos que herdam características que lhes conferem maior probabilidade de sobrevivência e reprodução podem gerar uma prole mais numerosa. - Correta, tendo que, segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando, portanto, um número maior de descendentes.

  • VI) A seleção natural é exclusiva dos seres vivos, portanto vírus não evoluem, pois o Darwinismo não se aplica a eles, afinal não são seres vivos. - Incorreta, pois os vírus podem se adaptar ao ambiente para sobreviver, e a evolução por seleção natural os torna capazes de burlar defesas e anticorpos.

Espero ter ajudado. Bons estudos! ;)

Perguntas interessantes