Biologia, perguntado por claudiaquessica, 1 ano atrás

(UF-PE) As enzimas são proteínas altamente especializadas que catalisam as mais diversas reações químicas. Em relação à atividade dessas moléculas é correto afirmar que: ( ) quando a temperatura e a concentração da enzima são constantes, e aumenta-se gradativamente a concentração do substrato, observa-se um aumento da velocidade da reação até o máximo, independente do pH . ( ) um aumento da concentração do substrato causa uma diminuição da velocidade da reação, pois o substrato passa a inibir a ação da enzima. ( ) o aumento da temperatura provoca um aumento na velocidade da reação enzimática até uma temperatura crítica, quando ocorre uma queda na atividade da enzima em consequência de sua desnaturação. ( ) a velocidade de uma determinada reação enzimática está associada ao pH, sendo que cada enzima tem um pH ótimo de atuação. ( ) a atividade de uma determinada enzima é inibida irreversivelmente por um mecanismo chamado de inibição competitiva, na qual o inibidor tem a forma semelhante ao substrato. ------------- Minha dúvida esta na TERCEIRA afirmação. Vi isso como uma pegadinha em que poderia cair. MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE, BASTA UM AUMENTO NA TEMPERATURA, DIGO UM PEQUENO AUMENTO, SUFICIENTE PARA DIMINUIR UM POUCO A VELOCIDADE PARA QUE O PROCESSO SEJA CONSIDERADO DESNATURAÇÃO?????

Soluções para a tarefa

Respondido por carolvictal
0
Acredito que não seja como você está pensando. A afirmação diz que há o aumento da atividade até uma certa temperatura, a temperatura crítica.
Ou seja, ela não se refere a qualquer aumento na temperatura, mas sim um aumento até que atinja a temperatura crítica, na qual ocorre a desnaturação da proteína. ( A definição de temp. critica é justamente a temperatura em que ocorre mudança na conformação da proteína, levando a desnaturação e consequente perda de atividade catalítica). Então a afirmação está correta.
Perguntas interessantes