comente sobre as duas versões principais sobre a origem da filosofia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber. O termo filosofia foi cunhado pelo matemático e filósofo Pitágoras a partir da junção das palavras philo e sophia.
A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. A filosofia foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo,os fenômenos, e os acontecimentos de maneira racional
mitologia:
A mitologia e as explicações mitológicas
Os mitos são narrativas repletas de elementos simbólicos, fantasiosos e até mesmo sobrenaturais que os gregos utilizavam para explicar fatos e fenômenos relativos à realidade em que viviam e a natureza.
Os personagens mitológicos são seres com características humanas e sobrenaturais que explicam a partir de contos o surgimento do mundo e tentam responder as questões ligadas também ao desenvolvimento da natureza e aos fenômenos ligados à realidade a partir da fantasia.
Os mitos tinham como objetivo passar, através da oralidade, conhecimentos e explicações sobre os fatos que influenciavam o cotidiano dos gregos e despertavam também a curiosidade desse povo sobre assuntos ligados ao desenvolvimento do mundo e da natureza. A mitologia é a área do conhecimento destinada a entender os mitos, suas origens e funções na sociedade.
No entanto, em um determinado momento, as explicações mitológicas já não eram mais suficientes. Os gregos já não se contentavam mais com as explicações mitológicas e fantásticas e passaram a buscar no conhecimento racional explicações que pudessem solucionar as dúvidas e inquietações que tinham sobre a origem do mundo, as causas dos acontecimentos naturais, a origem do pensamento e das regras e modelos que organizam o mundo.
As explicações mitológicas deram lugar então a racionalidade como forma de entender o mundo em que viviam. O mito pouco a pouco foi substituído pela filosofia, que é a maneira racional de explicar o mundo e vários aspectos referentes à vida natural, social e política.