Geografia, perguntado por isabebella86, 1 ano atrás


(Uespi)

O Brasil prepara parceria com a China para fabricar biocombustíveis na África, a exemplo do que já faz com os Estados Unidos e a Europa, e a produção deve ser totalmente voltada para o mercado chinês, afirma o diretor do Departamento de Energia do Ministério de Relações Exteriores, André Lago.

Folha de S.Paulo, edição on‑line de 23 ago. 2010.

Sobre o tema dos biocombustíveis, é correto afirmar que:

1. a produção de biocombustíveis, de certa maneira, tem contribuído para a diminuição da produção de alimentos no mundo.

2. os biocombustíveis são utilizados em veículos, como carros e caminhões, integralmente ou misturados com os chamados combustíveis fósseis.

3. o emprego do biodiesel, apesar de apresentar baixos índices de poluição do ar, deixa a economia dos países, sobretudo os subdesenvolvidos, mais dependentes dos produtores de petróleo.

4. os biocombustíveis, produzidos em larga escala e com emprego de tecnologia moderna, geram um custo de produção muito mais elevado do que os derivados de petróleo.

5. a utilização de biocombustíveis apresenta a vantagem de ser uma fonte de energia renovável, ao contrário dos combustíveis fósseis, a exemplo do carvão mineral, do óleo diesel e da gasolina.

Estão corretas apenas:

A
1 e 2.

B
3 e 5.

C
1, 2 e 5.

D
1, 3 e 4.

E
2, 3, 4 e 5.

Soluções para a tarefa

Respondido por erreinessaaula
122
c) 1, 2 e 5.
A frase 3 não pode estar certa, pois os combustíveis fósseis não têm petróleo na sua produção. Assim os países não podem depender do petróleo se empregarem os biocombustíveis.
A frase 4 também está errada, pois a extração do petróleo é o que deixa os combustíveis fósseis mais caros.
Respondido por lbarbiemagia
15

Resposta:

Alternativa C

Explicação:

A proposição [3] é incorreta porque, ao contrário do que diz a alternativa, a produção do biodiesel diminui a dependência do petróleo importado; enquanto a proposição [4] é incorreta porque o custo de produção dos biocombustíveis é menor do que o custo de produção dos derivados de petróleo.

Perguntas interessantes