UESB 2019 SOLUBILIDADE DO OXIGÊNIO
A dissolução de oxigênio do ar atmosférico na água é de fundamental importância para manutenção de seres vivos nos oceanos, rios e lagos. Assim, algumas espécies de peixes, por necessitarem de taxas relativamente elevadas de oxigênio dissolvido, O2(aq), são, para a sobrevivência, atendidas. O processo de dissolução pode ser representado pelo sistema em equilíbrio químico no destaque.
Com base nas informações do texto e do sistema em equilíbrio químico, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As concentrações de oxigênio dissolvido, à baixa temperatura nas águas dos lagos, nos Andes, é maior do que nas lagoas e nos rios, no litoral do Nordeste.
( ) As chances de sobrevivência de peixes de águas frias, em altitudes elevadas, é bem maior que na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
( ) A solubilidade de oxigênio na água salgada é muito maior do que nos rios e lagos ao nível do mar.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
a)
V V V
b)
V V F
c)
F V F
d)
F F V
e)
F V V
GABARITO MARCA LETRA D, NÃO ENTENDO O PORQUE
Soluções para a tarefa
A alternativa B) contém a sequência correta, de cima para baixo, sendo ela V V F.
Seja o seguinte equilíbrio:
H₂O(l) + O₂(g) ⇄ O₂(aq) ΔH < 0 [exotérmico]
Veja que se diminuirmos a temperatura do sistema, o equilíbrio se desloca para a direita, o lado exotérmico (formação de O₂ aquoso). Isso porque, para restaurar o equilíbrio original, o sistema tem de balancear a diminuição de temperatura, deslocando o equilíbrio para o lado que exala energia (lado exotérmico).
Além disso, repare que se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio se desloca para a esquerda, o lado endotérmico (formação de O₂ gasoso que se desprende da água). Nesse caso o sistema também tenta restaurar o equilíbrio original. A diferença é que agora há absorção do calor proveniente do aumento de temperatura, através do deslocamento da reação para o lado que absorve calor (lado endotérmico).
Perceba que se invertermos os compostos químicos de lado, a reação passa a ser endotérmica:
Exotérmico: H₂O(l) + O₂(g) ⇄ O₂(aq) + ΔH
Diminuição de temperatura desloca para a direita.
Endotérmico: O₂(aq) ⇄ H₂O(l) + O₂(g) + ΔH
Aumento de temperatura desloca para a nova direita (antiga esquerda).
Nesse sentido, a diminuição de temperatura promove o deslocamento do equilíbrio para o lado onde o oxigênio está dissolvido (aquoso). Já o aumento, faz com que o oxigênio se dissolva menos, ficando preferencialmente na forma gasosa.
Diante disso, analisamos os itens da questão:
a) Água fria significa mais oxigênio dissolvido (em comparação com a água quente). V
b) Análogo ao item a), é mais fácil o oxigênio se dissolver em águas frias. V
c) Quanto mais compostos dissolvidos na água, mais difícil de se dissolver novos componentes. Dessa forma, a água salgada (água dura), por ter mais sais dissolvidos, dificulta a dissolução de novos compostos - como o oxigênio - diferentemente da água doce, que contém poucos sais, e consequentemente permite a maior dissolução do gás. F
Resposta: B)