Física, perguntado por emilyvitoriapg4519, 11 meses atrás

(UERR) Uma dada massa de gás perfeito possui os estados final e inicial com a mesma energia interna. Sobre isso, são feitas as seguintes proposições: I. O gás possui as temperaturas dos estados inicial e final iguais; II. A resultante da troca de calor entre o gás e o ambiente foi nula; III. Não houve troca de trabalho entre o gás e o ambiente; IV. A transformação foi cíclica e isométrica. Pode-se AFIRMAR que: (A) Apenas I e IV são corretas. (B) Apenas II está errada. (C) Apenas I está correta. (D) Apenas I e III estão corretas. (E) Apenas I e III estão erradas.

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
12

Olá! Espero poder ajudar!

Quando um sistema recebe calor do meio externo, ele pode ser absorvido, variando, assim a energia interna ou pode ser usado pelo sistema para realizar um  trabalho.

Nos gases perfeitos a energia interna de um sistema pode ser calculada pela Lei de Joule:

U = 3/2nRT

Se temos que para determinada massa de gás, n e R são constantes, a variação da energia somente ocorrerá se a temperatura sofrer alteração.

Desse modo, podemos dizer que em uma transformação isotérmica não há variação da energia interna. Assim todo o calor fornecido ao sistema foi usado em um trabalho.

Letra C - apenas a I está correta.




Perguntas interessantes