Biologia, perguntado por gabymmaia1379, 11 meses atrás

(Uerj) Utilize as informações abaixo para responder àquestão.A ciência da fisiologia do exercício estuda as condiçõesque permitem melhorar o desempenho de um atleta, apartir das fontes energéticas disponíveis. A tabela a seguir mostra as contribuições das fontes aeróbia e anaeróbia para geração de energia total utilizada por participantes de competições de corrida, com duração variadae envolvimento máximo do trabalho dos atletas.

Ao final da corrida de 400 m, a maior parte da energia totaldispendida por um recordista deverá originar-se da atividade metabólica ocorrida nas etapas de números:

a) 1 e 3. b) 1 e 4. c) 2 e 4. d) 2 e 5.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
174
Olá!

Quando observamos a tabela, vemos que a maior parte da energia consumida pelo músculo na corrida de 400m vem de uma fonte anaeróbia, ou seja, que não consome oxigênio, portanto, já sabemos que não se trata da respiração celular aeróbica.
Qual outra opção poderia existir em nós, organismos de células eucariontes? Nossos músculos também conseguem energia pelo processo de fermentação láctica. Quando observamos o esquema, podemos perceber que a fermentação láctica está representada pelas setas que partem da glicose e seguem para a esquerda, já que o outro percurso representa a respiração aeróbica até o ciclo de Krebs. O processo representado por 1 é a glicólise, que ocorre tanto na respiração quanto na fermentação. Depois, seguindo o percurso da fermentação, temos a produção de lactato, ou ácido láctico, em outras palavras. Portanto, a energia gasta por um corredor de 400m será originada de atividades metabólicas nas etapas representadas 1 e 3. A alternativa A é a correta.
Respondido por milleclaudinosoaresx
14

Resposta:

3 e 1

Explicação:

Perguntas interessantes