(UERJ) É possível marcar determinadas proteínas com um isótopo radioativo, a fim de rastrear sua passagem através da célula, desde a síntese até a excreção. O gráfico abaixo ilustra o rastreamento da passagem de uma proteína marcada radioativamente por três compartimentos celulares.
Indique a sequência do percurso seguido por essa proteína através dos três compartimentos celulares citados e a função de cada um dos compartimentos durante o percurso.
Soluções para a tarefa
A sequencia do percurso seguido pela proteína, será: retículo endoplasmático rugoso > complexo golgiense:>vesícula de secreção.
Inicialmente, a proteína passará pelo retículo endoplasmático rugoso, mais especificamente pelos ribossomos, onde será devidamente sintetizada.
A partir daí, seguirá para o complexo golgiense que realizará pequenos ajustes e permitirá o empacotamento, para que possa ser direcionada para as vesículas de secreção que irão se conectar com o ambiente externo.
Inicialmente, a concentração é maior no retículo endoplasmático granuloso, indicando a síntese da proteína nesse local. Em seguida, a concentração eleva- -se no complexo golgiense, que processa e armazena a proteína. No complexo ocorre a formação das vesículas de secreção, que contêm as proteínas e fazem sua liberação para o meio. Nas vesículas encontramos a concentração final máxima da proteína.