História, perguntado por cleodearaujo, 1 ano atrás

(UERJ, 2012, adaptada)
SOBRE A ORIGEM DA POESIA
A origem da poesia se confunde com a origem da própria linguagem.
Talvez fizesse mais sentido perguntar quando a linguagem verbal deixou de ser poesia. Ou: qual a origem do discurso não poético, já que, restituindo laços mais íntimos entre os signos e as coisas por eles designadas, a poesia aponta para um uso muito primário da linguagem, que parece anterior ao perfil de sua ocorrência nas conversas, nos jornais, nas aulas, conferências, discussões, discursos, ensaios ou telefonemas [...]
No seu estado de língua, no dicionário, as palavras intermedeiam nossa relação com as coisas, impedindo nosso contato direto com elas. A linguagem poética inverte essa relação, pois, vindo a se tornar, ela em si, coisa, oferece uma via de acesso sensível mais direto entre nós e o mundo [...]
Já perdemos a inocência de uma linguagem plena assim. As palavras se desapegaram das coisas, assim como os olhos se desapegaram dos ouvidos, ou como a criação se desapegou da vida. Mas temos esses pequenos oásis – os poemas – contaminando o deserto de referencialidade.
Arnaldo Antunes

No último parágrafo, o autor se refere à plenitude da linguagem poética, fazendo, em seguida, uma descrição que corresponde à linguagem não poética, ou seja, à linguagem referencial.
Pela descrição apresentada, a linguagem referencial teria, em sua origem, o seguinte traço fundamental:

Soluções para a tarefa

Respondido por myrllenesousa
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É a fragmentação da experiência, pois Arnaldo Antunes considera que a poesia atinge a plenitude da linguagem na sua função do estabelecimento de vínculos entre pessoas e coisas, por isso deduz-se que a linguagem referencial fragmenta a experiência gerada pelas sensações.
Respondido por guilhermevieira14050
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Resposta:

É a fragmentação da experiência, pois Arnaldo Antunes considera que a poesia atinge a plenitude da linguagem na sua função do estabelecimento de vínculos entre pessoas e coisas, por isso deduz-se que a linguagem referencial fragmenta a experiência gerada pelas sensações.

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