(UEPB-PB) O modelo atômico de Thomson sugere que o átomo (do grego, “indivisível”) é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça, incrustada de elétrons, de tal sorte que a carga elétrica líquida é nula, apontando para
o átomo não mais como a menor partícula de matéria. Para corroborar com as ideias de Thomson, um aluno seu, Ernest Rutherford, propôs um experimento que conseguiria provar a veracidade das conclusões de seu orientador. A atividade baseava-se em passar a radiação proveniente de Polônio radioativo por um conjunto de lâminas de Chumbo com um orifício central e atingir uma lâmina de ouro extremamente fina, anterior a um anteparo móvel recoberto com Sulfeto de Zinco. Entretanto, seus resultados não foram os esperados por Rutherford. Qual das alternativas abaixo apresenta uma observação que NÃO pode ser concluída a partir dos resultados do experimento?
a) O átomo contém imensos espaços vazios.
b) A maioria d
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A Resposta correta é Elétrons.
Explicação:
Os raios catódicos, ao passarem entre as placas com cargas de sinais opostos, desviavam-se na direção da placa positiva, indicando tratarem-se de partículas de carga negativa (elétrons), visto que cargas de sinais opostos se atraem.
Perguntas interessantes