Geografia, perguntado por thaybatistam5611, 1 ano atrás

(Uepa-PA ,2014)
Um momento de desordem mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
50

Olá,

Completando o enunciado: Um momento de desordem mundial. A nova era permitiu “[...] a integração cada vez maior dos Estados e a soberania de um país através de um grupo [...]. Nesse processo, interesses econômicos e políticos se mesclam o tempo todo e provocam a reconfiguração dos territórios devido a mudanças nas relações de poder [...]”, a exemplo do que vem ocorrendo no Haiti, país periférico “excluído”, é correto afirmar que:

a) grande parte da população haitiana vive abaixo da linha de pobreza, o que vem sendo sanado pelas políticas humanitárias da ONU e pela intervenção militar brasileira após o terremoto que atingiu o país, matando milhares de pessoas e devastando a parca infraestrutura existente.

b) o processo de exploração e expropriação imposto aos haitianos acentuou as condições miseráveis da população, agravada após o recente terremoto ocorrido no país que, com a ajuda dos Estados Unidos e do Brasil, reergueu sua economia em curto prazo.

c) o Haiti continua submetido a duríssimas sanções econômicas, mas o Fundo Monetário Internacional (FMI) intensificou a liberação financeira para os pequenos empresários nacionais, a fim de ajudar no processo de reconstrução do país arrasado após o terremoto que devastou a economia, intensificou a fome e a situação de miséria da população.

d) a falta de fiscalização internacional e a busca incessante de mão de obra barata transformaram o Haiti num país atrativo para investimentos estrangeiros, daí o interesse dos Estados Unidos e do Brasil intensificarem sua presença por meio da política de ação humanitária e intervenção militar após o terremoto ocorrido no país.

e) a estabilização sociopolítica e econômica do Haiti é fundamental para transformá-lo num país atrativo aos investimentos estrangeiros, o que explica a intensificação da política de ação humanitária e intervenção militar, sem as quais a população haitiana estaria impossibilitada de modificar a condição de fome e miséria a que ficou submetida após o terremoto.

Ao analisarmos toda a conjectura política e econômica do Haiti, percebemos que no cenário internacional há uma completa falta de fiscalização internacional, além do fato de que atualmente tem-se buscado de maneira incessante a mão de obra barata, fator que o Haiti possui em abundância em função da miséria causada pela catástrofe que o país viveu.

Esses fatos convergiram para que tanto o Brasil e os Estados Unidos desejassem ajudar o país em ações humanitárias, pois poderia haver um benefício proporcional em todos os lados dessa equação.

Letra D.

Abraços!

Perguntas interessantes