Português, perguntado por Bieeldovelotro, 6 meses atrás

(Uepa) Leia o texto para responder à questão.

"Muitos artistas e filósofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a arte, mas nenhum foi tão observador quanto Leonardo da Vinci. A prova da sua curiosidade como do seu entendimento da natureza pode encontrar-se nos muitos desenhos que ele fez. Seus primeiros desenhos mostram seu fascínio pelas montanhas. Ele incorporou esta compreensão nas suas pinturas. As suas observações e pensamento desenvolveram-se numa filosofia natural baseada na totalidade da natureza."
No contexto sociocultural do berço do renascimento europeu, as concepções de natureza expressas por Da Vinci são influenciadas pela/o:
1 ponto
a)tradição da Cristandade Ocidental que eliminou a visão dicotômica da relação homem e natureza deixada pelas antigas civilizações do Mediterrâneo.
b)filosofia Oriental trazida pelos sábios bizantinos para Península Itálica que se baseava na contemplação da natureza como forma de encontrar a sabedoria.
c)releitura dos manuscritos filosóficos de Platão e de Aristóteles que defendiam a harmonia entre homem e natureza para garantir o equilíbrio da cidade.
d)compreensão humanista e antropocêntrica do mundo que redefiniu corpos, estéticas e paisagens como produtos constitutivos da vida e da natureza.
e)educação ecolástica, que atribuía a Deus a criação do universo e estabelecia as leis naturais como formas de controle dos instintos humanos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por biazinha002
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Resposta: alternativa D- compreensão humanista e antropocêntrica do mundo que redefiniu corpos, estéticas e paisagens como produtos constitutivos da vida e da natureza  

Explicação:

Compreensão humanista e antropocêntrica do mundo foram características do movimento renascentista europeu e Leonardo Da Vinci é frequentemente descrito como o modelo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. Da Vinci teve uma educação que dizemos hoje ser multidisciplinar; o estudo das ciências da natureza, das artes e da filosofia não se excluíam.  

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