UEM – PR) Leia o poema “Supremo Desejo”, de Cruz e Sousa, e assinale o que fo
Soluções para a tarefa
Soneto:
Eternas, imortais origens vivas /Da Luz, do Aroma, segredantes vozes /Do mar e luares de contemplativas, /Vagas visões volúpicas, velozes...
Aladas alegrias sugestivas /De asa radiante e branca de albornozes, /Tribos gloriosas, fúlgidas, altivas, /De condores e de águias e albatrozes...
Espiritualizai nos Astros louros, /Do sol entre os clarões imorredouros /Toda esta dor que na minh’alma clama...
Quero vê-la subir, ficar cantando / Na chama das Estrelas, dardejando /Nas luminosas sensações da chama.
Questões:
01) O apreço pelo vago e pelo impreciso, exemplificado no verso “Aladas alegrias sugestivas”, comprova a busca, por parte dos poetas simbolistas, de uma arte que não expusesse diretamente a ideia, mas que a sugerisse.
02) A busca de uma representação fluida, capaz de ilustrar o abstrato, é traduzida no poema pela flexibilidade formal no tocante à métrica utilizada, que oscila de nove a doze sílabas poéticas nos catorze versos do soneto.
04) O primeiro terceto do poema ilustra uma das características marcantes do simbolismo, a saber: a concepção mística do mundo, com tendências esotéricas, em contraposição à base cientificista de escolas literárias como o Naturalismo.
08) O uso acentuado de aliterações no verso “Vagas visões volúpicas, velozes...” é uma exceção na produção poética de Cruz e Sousa, uma vez que torna artificial o caráter melódico da linguagem, afastandose das propostas do Simbolismo.
16) A utilização de sinestesias, conduta recorrente na escola simbolista, é ilustrada no poema “Supremo Desejo” por meio de expressões como “Astros louros” e “clarões imorredouros”, em consonância com o significado de “sinestesia”: representações sugestivas do espectro luminoso.
Resposta:
01+04
Os poetas simbolistas tinham como característica o apreço pelas coisas imprecisas. Eles surgiram como uma reação às concepções realistas e naturalistas. Era uma aversão à maneira como essas correntes enxergavam e escreviam acerca do mundo e das inovações que estavam acontecendo no contexto de seu surgimento.
Por isso, os simbolistas tinham o intuito de resgatar as antigas formas do romantismo, sendo contrários ao cientificismo e tinham como temas recorrentes o misticismo e a morte. Seus versos eram em forma de soneto.