(UEM – Modificado) Na Grécia arcaica, a geração da ordem do mundo é apresentada por mitos que narram a genealogia e a ação de seres sobrenaturais. A filosofia, com a escola jônica, caracteriza-se por explicar a origem do cosmos, recorrendo a elementos ou a processos encontrados na natureza. Assinale o que for correto.
A. Os filósofos da escola jônica realizaram uma ruptura radical entre a mitologia e a filosofia; depois deles, os mitos desapareceram definitivamente. B. O mito é incapaz de instituir uma realidade social, pois seu caráter fantasioso não possui credibilidade alguma para seus ouvintes. C. O surgimento da filosofia ocorreu em função dos dois grandes poetas mitológicos, Homero e Hesíodo, discordarem sobre a origem do mundo. D. Homero foi o primeiro historiador grego. Na Ilíada e na Odisseia, descreve o comportamento de homens heroicos cujas ações não possuem mais nenhum componente mitológico. E. A transformação de uma representação dominantemente mítica do mundo para uma concepção filosófica expressa uma mudança estrutural da sociedade
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
Resposta:
Letra E
Explicação:
No caso, o surgimento da Filosofia não condicionou o fim dos mitos, pois, a linguagem mítica era usada por Platão em seu escritos; Não é que Platão recorreu aos mitos olimpicos mas que utilizou das mesmas ferramentas retóricas usadas nos mitos para ilustrar boa parte de suas teorias.
Além disso, o mito era sim capaz de instituir uma realidade social já que eram as primeiras tentativas de compreender tais fenômenos existentes na época. Homero e Hesíodo nunca foram considerados filósofos mas poetas ora aedos, ora rapsodos e suas explicações a respeito da origem do mundo eram cosmogonias e teogonias, mas nada de racional nesse aspecto.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes