(UEM – adaptado) Estou, na moda. É duro andar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, trocá-la por mil, açambarcando todas as marcas registradas, todos os logotipos do mercado [...] Por me ostentar assim, tão orgulhoso de ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem. Meu nome novo é coisa. Eu sou a Coisa, coisamente. ANDRADE, Carlos Drummond de. Eu, etiqueta. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984. p. 85-87.
Considerando os trechos do poema e as abordagens sociológicas sobre consumo, indústria cultural e cultura, assinale (V) para as afirmações Verdadeiras e (F) para as afirmações falsas.
( ) Como sugerem os trechos do poema de Carlos Drummond de Andrade, o desejo de “andar na moda” expressa uma forma de ideologia que tende a valorizar mais os objetos de consumo do que as próprias pessoas que os consomem.
( ) Conforme afirma Carlos Drummond de Andrade, ao comprar as próprias roupas, os jovens manifestam sua autonomia e liberdade de expressão, não sendo mais influenciados pelos pais.
( ) A crise de identidade sugerida pelos trechos do poema de Carlos Drummond de Andrade é uma crise psicológica que deve ser tratada por um especialista em doenças ligadas ao consumismo, pois sua origem é individual e não social.
( ) Do ponto de vista sociológico, as sociedades industriais não apenas ampliaram os processos de produção e circulação das mercadorias, mas também transformaram o consumo em uma dimensão constitutiva da vida social.
( ) Ao criticar o processo de massificação dos gostos e dos estilos de vida inseridos no consumo de bens industrializados, o poeta suscita a reflexão sobre os hábitos de consumo e sobre o modo como nos produzimos enquanto sujeitos sociais.
A ordem CORRETA é:
Escolha uma opção:
a. (V); (F); (V); (F); (F).
b. (F); (F); (F); (V); (V).
c. (V); (F); (F); (V); (V).
d. (V); (V); (F); (F); (V).
e. (F); (V); (V); (F); (F).
Soluções para a tarefa
Resposta:
(V); (F); (F); (V); (V)
Explicação:
01: correta. A moda no universo do consumismo acaba se sobrepondo ao indivíduo, definindo-o, e não o contrário.
02: incorreta. A influência que os jovens sofrem não vem mais da família, mas sim das informações que a sociedade de consumo lhes passa.
04: incorreta. O consumismo, apesar de ser um ato praticado individualmente, é resultado de uma forma de comportamento que é social.
08: correta. A prática de consumir, modernamente, é vista como uma dimensão da ação social não mais de necessidade, mas sim de status ou mesmo dependência e alienação.
16: correta. O poema aponta o processo de alienação pelo qual passa um indivíduo que adota marcas e aparências externas a si próprio por indução da sociedade de consumo.