Sociologia, perguntado por raffamoreira39, 1 ano atrás

UEM - adaptada) Leia o texto a seguir.

[...] Na verdade, raça, no Brasil, jamais foi um termo neutro; ao contrário,
associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...]




Com base no texto e no que foi estudado a respeito da diversidade étnica, é correto afirmar que

Escolha uma:
a. os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural e da organização genética.
b. por ser o Brasil o país com o maior número de negros e afrodescendentes depois do continente africano, não é pertinente discutir aqui o racismo.
c. nas décadas seguintes à abolição da escravatura, a integração dos negros à sociedade brasileira foi marcada pela adoção de mecanismos de inclusão que resultaram, recentemente, na implantação das chamadas políticas de ação afirmativa.
d. os termos raça e etnia se equivalem. Ambos fazem referência à composição de grupos de pessoas com características fisiológicas e biológicas comuns.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
225
A alternativa A é a alternativa verdadeira, pois as "ciências" do racismo, todas elas pseudocientíficas, se baseiam em interpretações genéticas e de uma suposta seleção natural, buscando naturalizar algo que é fruto de um desenvolvimento social que visava justificar a desigualdade social.

A alternativa B é falsa, pois onde há discriminação racial deve haver discussão sobre racismo, independente da porcentagem que a população discriminada ocupe.

A alternativa C também é falsa, pois não houve adoção de mecanismos de inclusão social na ocasião da abolição da escravatura.

A alternativa D é falsa pois etnia e raça são dois conceitos diferentes, embora operem em situações parecidas.
Respondido por Angelteytey
62

Resposta:

letra: A

Explicação:

Perguntas interessantes