(Uem 2019) A respeito do Mercosul, assinale o que for correto.
01) Exceto pelas questões econômicas, a criação do Mercosul não teve impacto na vida dos cidadãos que residem nos países do Bloco, denominados “Estados Partes”.
02) Procurando acompanhar a tendência mundial de criação de mercados supranacionais, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o Mercosul em 1991.
04) Apesar dos esforços despendidos no âmbito do Mercosul, as transações econômicas entre os países que compõem o Bloco são menores atualmente do que no período anterior à sua criação.
08) A Venezuela aderiu ao Mercosul em 2012, mas está suspensa desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Mercosul.
16) O Tratado de Assunção é o instrumento de fundação do Mercosul, que estabelece a formação de um mercado comum, com livre circulação interna de bens, serviços e fatores produtivos, uma Tarifa Externa Comum (TEC) quanto ao comércio com países de fora do bloco, além da adoção de uma política comercial comum.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os itens 02, 08 e 16 estão corretos. O Mercosul foi criado acompanhando a tendência de criação de blocos econômicos, que ganhou força durante a década de 1990, e aumento dos tratados de livre-comércio. A suspensão da Venezuela seguirá até que os países membros entendam que houve o pleno restabelecimento da ordem democrática no país. O Tratado de Assunção, firmado em 1991 entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, deu início a formação do bloco.
DISTRATORES
O item 01 está incorreto porque, dentre outros benefícios aos cidadãos do bloco, a criação do Mercosul facilitou o trânsito de pessoas entre as fronteiras e a obtenção residências temporárias nos demais países-membros. Os acordos também estabeleceram uma paridade entre as legislações trabalhistas e previdenciárias dos países do bloco.
O item 04 está incorreto porque após a sua criação em 1991, o comércio entre os países-membros do Mercosul aumentou substancialmente.