Sociologia, perguntado por munarim1525, 11 meses atrás

(UEM-2017, adaptada). “A ideia de cultura que prevalece hoje no senso comum deve muito ao pensamento de [Franz] Boas: um conjunto estável de hábitos, práticas, costumes, tecnologias etc. No campo teórico da Antropologia, entretanto, esse conceito passou por inúmeras revisões (...). Na década de 1960, uma nova geração de antropólogos trouxe outros significados ao conceito de cultura. Destacam-se nesse momento os trabalhos dos norte-americanos David Schneider (1918-1995), Clifford Geertz (1926-2006) e Marshal Sahlins, que criticaram o conceito de cultura como um todo integrado e estático.” Sobre as concepções contemporâneas em torno do conceito de cultura, assinale V para verdadeiro e F para falso.
Verdadeiro Falso
1 A cultura é compreendida como um sistema simbólico que confere sentido às atividades humanas.
Uma análise orientada pela concepção simbólica de cultura destacaria os processos de perda e de aculturação na incorporação do rap e do hip hop em periferias brasileiras, o que resulta na substituição do samba como autêntico elemento da cultura brasileira.
2 A melhor maneira de preservar um sistema simbólico é mantê-lo isolado de outros sistemas. Assim, as medidas de proteção da cultura indígena no Brasil impedem-na, por exemplo, de usar novas tecnologias de produção e de comunicação, garantindo que tal cultura não sofra interferências do mundo externo a ela.
3 A cultura é vista como um código que se pode ler e interpretar. Assim, a Antropologia é definida como uma ciência capaz de interpretar os significados que os diferentes grupos humanos atribuem às suas experiências sociais.
4 A noção da atividade humana como criadora de significados simbólicos foi superada pelos recentes avanços das pesquisas psiquiátricas e neurológicas, as quais desenvolveram medicamentos capazes de comprovar que todo ser humano obedece a um mesmo funcionamento mental, capaz de ser controlado e regulado por medicamentos.
5 A cultura é compreendida como um sistema simbólico que confere sentido às atividades humanas.
Uma análise orientada pela concepção simbólica de cultura destacaria os processos de perda e de aculturação na incorporação do rap e do hip hop em periferias brasileiras, o que resulta na substituição do samba como autêntico elemento da cultura brasileira.
6 A melhor maneira de preservar um sistema simbólico é mantê-lo isolado de outros sistemas. Assim, as medidas de proteção da cultura indígena no Brasil impedem-na, por exemplo, de usar novas tecnologias de produção e de comunicação, garantindo que tal cultura não sofra interferências do mundo externo a ela.
7 A cultura é vista como um código que se pode ler e interpretar. Assim, a Antropologia é definida como uma ciência capaz de interpretar os significados que os diferentes grupos humanos atribuem às suas experiências sociais.
8 A noção da atividade humana como criadora de significados simbólicos foi superada pelos recentes avanços das pesquisas psiquiátricas e neurológicas, as quais desenvolveram medicamentos capazes de comprovar que todo ser humano obedece a um mesmo funcionamento mental, capaz de ser controlado e regulado por medicamentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedroguardevir
54

Resposta:

1-v na prova  que eu fiz a 1 era dividida em duas "A cultura, até humanas" (V) era uma, de " Uma análise, ate cultura brasileira" (F) era outra.

2-f

3-v

4-f

Explicação: Espero ter ajudado da minha forma.

Respondido por Matheusieti
9

A sequência correta está em: V-F-V-F.

Segundo Franz Boas o conceito de cultura se dá através do resultado do pensamento racional do homem que se manifesta em diferentes graus, dentro de uma escala evolucionista.

O relativismo cultural pode ser entendido como uma teoria da antropologia que nota as diferentes culturas como sem julgamentos, ou seja, uma visão que se opõe ao etnocentrismo que coloca uma "raça" como soberana a outra.

Deste modo, Franz Boas dialogava sobre a história cultural como um processo unilinear e universal, cujas expressões peculiares a cada sociedade, refletiam o seu estado de desenvolvimento o que reforça o fato da pluralidade em sua construção que é dinâmica, não estática.

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