uel-pr para o estudo da relação entre pressão e volume dos gases, o ar pode ser aprisionado em uma seringa hipodermica com a ponta vedada.pesos de massa conhecidas são então colocados sobre o embolo da seringa e os correspondentes volumes do gás são anotados.com base nessas informações,aponte a única hipótese que é fisicamente consistente para descrever a relação entre pressão e volume do gás na seringa.
a)p+v=constante
b)p-v=constante
c)p=constante
D)v=constante.p
e)p.v=constante
Soluções para a tarefa
AL
Temos aqui uma transformação isotérmica que é uma transformação que um determinado gás sofre quando a temperatura é mantida constante por um determinado tempo, onde há a variação da pressão e do volume, as outras características dos gases.
Segundo essa lei, o volume ocupado por um gás é inversamente proporcional à sua pressão. Esse caso fica ainda mais fácil de entender por ser um sistema fechado onde o embolo, em caso da pressão estar muito alta, não consegue manter o volume.
Utilizando a lei de Clapeyron para desenvolver o raciocínio: PV = nRT
Como o sistema é fechado (vide que o embolo se move caso o gás queira expandir e não seja aplicada uma força), não há perda de matéria. Tanto a massa de gás quanto o numero de mols (n) é praticamente imutável.
R é uma constante. E no nosso experimento, a temperatura(T) não mudara suficientemente. A temperatura do ambiente do experimento não ocorrera numa grande variação.
Assim, tudo que temos à direita da equação será uma constante.
- A Pressão(P) aumenta quando o volume diminui (quando apertamos o embolo)
- E o Volume (V) aumenta quando a Pressão diminui.(quando tentamos apertar o embolo ate o fim, tiramos o dedo e ele volta sozinho).
Assim, P e V não são constantes, mas proporcionais (eles variam dependendo da força).
Nos levando à formula: PV = constante
Essa proporção sera sempre mantida.
Resposta:
e)p.v=constante
espero ter lhe ajudado