(UEL-PR) O fragmento do poema abaixo pertence à segunda parte da obra Lira dos vinte anos, de Álvares
de Azevedo. Leia-o, analise as afirmativas que o seguem e identifique a alternativa correta.
É ela! É ela! É ela! É ela!
É ela! É ela! — murmurei tremendo,
E o eco ao longe murmurou — é ela!
Eu a vi — minha fada aérea e pura —
A minha lavadeira na janela!
Esta noite eu ousei mais atrevido
Nas telhas que estalavam nos meus passos
Ir espiar seu venturoso sono,
Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!
[...]
Afastei a janela, entrei medroso:
Palpitava-lhe o seio adormecido...
Fui beijá-la... roubei do seio dela
Um bilhete que estava ali metido...
Oh! Decerto... (pensei) é doce página
Onde a alma derramou gentis amores;
São versos dela... que amanhã decerto
Ela me enviará cheios de flores...
[ - ]
É ela! É ela! — repeti tremendo;
Mas cantou nesse instante uma coruja...
Abri cioso a página secreta...
Oh! Meu Deus! Era um rol de roupa suja!
a) O tema da mulher idealizada é constante na obra de Álvares de Azevedo. No poema em questão, a imagem da virgem sonhadora é simbolizada pela lavadeira, uma forma de denunciar os problemas sociais e, ao mesmo tempo, reportar a imagem feminina ao modelo materno.
b) No poema “É ela! É ela! É ela! É ela!”, a musa eleita é uma lavadeira. Dizendo-se apaixonado, o eu lírico a observa enquanto dorme e retira do seio da amada uma lista de roupa, que imaginara ser um bilhete de amor. Trata-se de uma forma melancólica de expressar a grandeza das relações humanas e representar a concretização do amor.
c) O emprego de termos elevados em referência à lavadeira, tais como “fada aérea e pura”, é um fator que reforça o riso por associar a lavadeira a uma musa inspiradora e exaltadora da paixão. Trata-se, portanto, de um poema de linha irônica e prosaica, que revela os valores morais daquela época.
d) O poema, no conjunto das estrofes transcritas, revela tédio e melancolia. Esses sentimentos são reforçados pelo murmúrio do eu lírico, “E ela! E ela!”, ao visualizar sua amada.
e) A figura da lavadeira no poema é a de uma mulher que não se pode possuir. Dessa maneira, o poema afasta a possibilidade de concretização do ato sexual, confirmando a idealização da mulher no período romântico
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Olá.
De acordo com o enunciado, a resposta correta é a letra C.
O autor nos leva a acreditar que a lavadeira é uma musa inspiradora e exaltadora da paixão, fazendo-nos entender que era uma mulher, por conta dos termos expressos no poema, porém foi somente uma forma divertida de tratar o objeto. Álvares de Azevedo utilizava ironia em suas poesias em forma de protesto à estética romântica.
Desta forma, trata-se de um poema de linha irônica, que utiliza uma expressão com um sentido diferente do normal, permitindo um toque de humor, juntamente com a prosa.
Espero ter ajudado.
De acordo com o enunciado, a resposta correta é a letra C.
O autor nos leva a acreditar que a lavadeira é uma musa inspiradora e exaltadora da paixão, fazendo-nos entender que era uma mulher, por conta dos termos expressos no poema, porém foi somente uma forma divertida de tratar o objeto. Álvares de Azevedo utilizava ironia em suas poesias em forma de protesto à estética romântica.
Desta forma, trata-se de um poema de linha irônica, que utiliza uma expressão com um sentido diferente do normal, permitindo um toque de humor, juntamente com a prosa.
Espero ter ajudado.
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Resposta:
c) O emprego de termos elevados em referência à lavadeira, tais como “fada aérea e pura”, é um fator que reforça o riso por associar a lavadeira a uma musa inspiradora e exaltadora da paixão. Trata-se, portanto, de um poema de linha irônica e prosaica, que revela os valores morais daquela época.
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