(PUC-PR) De cada texto crítico abaixo foi retirado o nome de um poeta do Romantismo.
1 - Somente se empolgaria, como o fez no “Navio Negreiro", por uma concepção altam ente plástica — a dos negros chicoteados num tombadilho — sabendo que o tráfico de escravos havia sido extinto dezoito anos antes.
(COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil. Romantismo.)
2. ed. Rio de Janeiro: Sul Americana. 1969. v. 2. p. 210. 2 - É, com o indispensável recuo no tempo, o que faz: transfere para as personagens do "I-Juca Pirama”, o que ele, só ele, não diria de modo tão viril e tão patético. (COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil. Romantismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1969. v. 2. p. 85).
Na ordem, os nomes retirados são:
a) Bernardo Guimarães e Gonçalves Dias.
b) Castro Alves e José de Alencar.
c) Bernardo Guimarães e Fagundes Varela.
d) Castro Alves e Gonçalves Dias.
e) Álvares de Azevedo e José de Alencar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Alternativa D.
O primeiro trecho refere-se a Castro Alves, autor do poema Navio Negreio. O segundo trecho fala de I-Juca Pirama, poema indianista de Gonçalves Dias. Para responder a essa questão, de caráter conteudista, é preciso saber as principais obras destes importantes autores da literatura brasileira.
O primeiro trecho refere-se a Castro Alves, autor do poema Navio Negreio. O segundo trecho fala de I-Juca Pirama, poema indianista de Gonçalves Dias. Para responder a essa questão, de caráter conteudista, é preciso saber as principais obras destes importantes autores da literatura brasileira.
Respondido por
7
Olá, boa noite! ☺
Bem, vamos lá ...
Prezado amigo (a), com base no enunciado acima, podemos compreender que:
(PUC-PR) De cada texto crítico abaixo foi retirado o nome de um poeta do Romantismo.
1 - Somente se empolgaria, como o fez no “Navio Negreiro", por uma concepção altam ente plástica — a dos negros chicoteados num tombadilho — sabendo que o tráfico de escravos havia sido extinto dezoito anos antes.
(COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil. Romantismo.)
2. ed. Rio de Janeiro: Sul Americana. 1969. v. 2. p. 210. 2 - É, com o indispensável recuo no tempo, o que faz: transfere para as personagens do "I-Juca Pirama”, o que ele, só ele, não diria de modo tão viril e tão patético. (COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil. Romantismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1969. v. 2. p. 85).
Na ordem, os nomes retirados são:
d) Castro Alves e Gonçalves Dias.
Bem, vamos lá ...
Prezado amigo (a), com base no enunciado acima, podemos compreender que:
(PUC-PR) De cada texto crítico abaixo foi retirado o nome de um poeta do Romantismo.
1 - Somente se empolgaria, como o fez no “Navio Negreiro", por uma concepção altam ente plástica — a dos negros chicoteados num tombadilho — sabendo que o tráfico de escravos havia sido extinto dezoito anos antes.
(COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil. Romantismo.)
2. ed. Rio de Janeiro: Sul Americana. 1969. v. 2. p. 210. 2 - É, com o indispensável recuo no tempo, o que faz: transfere para as personagens do "I-Juca Pirama”, o que ele, só ele, não diria de modo tão viril e tão patético. (COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil. Romantismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1969. v. 2. p. 85).
Na ordem, os nomes retirados são:
d) Castro Alves e Gonçalves Dias.
Perguntas interessantes