(UEL-PR) Analise o cladograma a seguir, constituído por onça (Panthera onca), jaguatirica (Leopardus pardalis), puma (Puma concolor), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e gato doméstico (Felis Catus)
Soluções para a tarefa
As linhas, ou ramos, representam uma linha evolutiva, os nós (pontos de intersecção entre ramos) representam um ponto em que ocorreu especiação, quando um ancestral gerou novas espécies diferentes.
Quando há um nó entre duas espécies, existe um ancestral comum entre as espécies ligadas por eles, sendo que espécies com ancestrais mais recentes em comum são mais próximas geneticamente.
O Puma e o Gato-mourisco compartilham um ancestral mais recente comum entre si, estando então mais próximos geneticamente do que a onça e jaguatirica.
Resposta: D.
Analisando o cladograma formado por onça, jaguatirica, puma, gato-mourisco e gato doméstico é correto o que se afirma em: Alternativa D:
- O puma e o gato-mourisco são mais próximos geneticamente do que a onça e a jaguatirica.
Um cladograma é um diagrama que nos permite representar o parentesco evolutivo entre as espécies. Para analisar o cladograma é importante saber que a raiz representa o ancestral comum aos grupos representados; enquanto que, cada ponto de divergência (nó) representa uma especiação.
a) Incorreta: a onça não é o ancestral comum, já que ela não está localizada na raiz do cladograma, apenas é a primeira especiação dos felinos.
b) Incorreta: O ancestral imediato do gato-mourisco é o puma; e deste último seria a jaguatirica.
c) Incorreta: todos os animais representados estão num mesmo nível de evolução, nenhum é mais evoluído que o outro.
d) Correta: tanto o puma como o gato-mourisco têm o mesmo ancestral imediato, caso contrário da onça e da jaguatirica.
e) Incorreta: o puma e o gato-mourisco quanto são os que se mais se aproximam filogeneticamente com o gato doméstico.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/8895136