(UEL) Para determinar o índice de refração de um líquido, faz-se com que um feixe de luz monocromática proveniente do ar forme um ângulo de 60º em relação à normal, no ponto de incidência. Para que isso aconteça, o ângulo de refração observado é de 30º. Sendo o índice de refração do ar igual a 1,0, então o índice de refração do líquido será:
Soluções para a tarefa
n₂ = √3 = 1,73 ( aproximadamente).
Explicação:
Em ótica, a lei de Snell, ou simplesmente lei de refração, resume-se a uma expressão que dá o desvio angular sofrido por um raio de luz ao passar para um meio com índice de refração diferente do qual ele estava percorrendo. Em outras palavras, descreve a relação entre os ângulos de incidência e refração, quando referindo-se a luz ou outras ondas passando através de uma fronteira (interface) entre dois meios isotrópicos diferentes, tais como água e vidro.
Para um raio de luz monocromática passando de um meio para o outro, é constante o produto do seno do ângulo, formado pelo raio e pela normal, com o índice de refração em que se encontra esse raio. Matematicamente:
n₁.senθ₁ = n₂.senθ₂
Basta usar a Lei de Snell:
n₁.sen i = n₂.sen r
n₁ = 1 ( a luz provem do ar)
sen i = sen 60º = √3/2 ( ângulo de incidência)
n₂ = ??
sen r = sen 30º = 0,5 ( angulo de refração)
Usando a expressão vista acima, temos
1.√3/2 = n₂.0,5
n₂ = √3 = 1,73 ( aproximadamente)
Resposta:
Resposta no anexo
espero ter ajudado
bons estudos