(UEL - adaptada) Leia o texto.
O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer ‘isto é meu’ e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!’.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de: MACHADO, Lourdes Santos. São Paulo: Nova Cultural, 1997. p. 87.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento político de Rousseau, analise as afirmativas a seguir.
01) A desigualdade é um fato natural, autorizada pela lei natural, independentemente das condições sociais decorrentes da evolução histórica da humanidade.
02) A finalidade da instituição do Estado é garantir a preservação dos indivíduos.
04) Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho para com os seus semelhantes.
08) Rousseau valoriza a fundação da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra.
Assinale a opção que indica a soma correta dos números das afirmativas verdadeiras.
Escolha uma:
a. 06
b. 07
c. 11
d. 10
e. 09
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
nenhuma a certa e a 4 e a 3
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás