(UEL/2014) A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada
Soluções para a tarefa
Relacionado ao pensamento de Émile Durkheim sobre a divisão social do trabalho nas cidades, torna-se possível dizer que ele acreditava que a solidariedade orgânica era compatível com a sociedade de classes, por isso a alternativa B é a correta.
O que é a divisão de trabalho social?
O conceito e ideia de divisão de trabalho social surgiu a partir dos pensamentos e escritas de vários filósofos e estudiosos e um desses foi Émile Durkheim que buscava retratar a divisão do trabalho social como algo inerente da sociedade de classes.
Nesse mesmo sentido, Émile Durkheim dizia que a divisão do trabalho na sociedade de classes era aceitável e até mesmo compatível, tendo em vista a existência de uma solidariedade orgânica devido a necessidade de trabalhos diferenciados.
Abaixo, o restante da questão não descrita que diz:
Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.
a) A crescente divisão do trabalho com o intercâmbio livre de funções no espaço urbano torna obsoleta a presença de instituições.
b) A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados.
c) Ao criar seres indiferenciados socialmente, o “homem massa”, as cidades recriam a solidariedade mecânica em detrimento da solidariedade orgânica.
d) O efeito principal da divisão do trabalho é o aumento da desintegração social em razão de trabalhos parcelares e independentes.
e) O equilíbrio e a coesão social produzidos pela crescente divisão do trabalho decorrem das vontades e das consciências individuais.
Para saber mais sobre divisão de trabalho social, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4950050
#SPJ4