(UEL, 2008) Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo/sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios etc., sem o que não poderia existir. Para Marx, qual é o ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)
As relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona a política, as classes, a cultura e todo o resto da sociedade.
Explicação:
Para Marx, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona a política, as classes, a cultura e todo o resto da sociedade.
As relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona a política, as classes, a cultura e todo o resto da sociedade (B).
O que pensava Marx?
Marx, ao pensar a sociedade desde os seus primórdios, concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.
Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.
Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Saiba mais sobre Marx em: https://brainly.com.br/tarefa/15193284
#SPJ2