(UEL – 2004) Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi implantado, no exame vestibular, o sistema de cotas raciais, que desencadeou uma série de discussões sobre a validade de tal medida, bem como sobre a existência ou não do racismo no Brasil, tema que permanece como uma das grandes questões das Ciências Sociais no país. Roger Bastide e Florestan Fernandes, escrevendo sobre a escravidão, revelam traços essenciais do racismo à brasileira, observando que: "Negro equivalia a indivíduo privado de autonomia e liberdade; escravo correspondia (em particular do século XVIII em diante) a indivíduo de cor. Daí a dupla proibição, que pesava sobre o negro e o mulato: o acesso a papéis sociais que pressupunham regalias e direitos lhes era simultaneamente vedado pela "condição social" e pela "cor"." (BASTIDE, R.; FERNANDES, F. Brancos e negros em São Paulo. 2.ed. São Paulo: Nacional, 1959. p. 113-114.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão racial no Brasil, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
O comportamento racista vai deixando de existir, paulatinamente, a partir da abolição dos escravos.
b)
A escravatura amena e a democracia nas relações étnicas levaram à elaboração de um "racismo brando".
Alternativa assinalada
c)
As oportunidades sociais estão abertas a todos que se esforçam e independem da "cor" do indivíduo.
d)
Nas relações sociais a "cor" da pessoa é tomada como símbolo da posição social.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa D está correta.
Bem, a concepção de cor no nosso país está diretamente atrelada a condições sociais.
Deste modo, para entender o racismo, precisamos saber o conceito de etnocentrismo, neste caso, ele surge como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, como aplicado no enunciado a etnia.
Assim, surge o preconceito, que por questões étnicas, definem o negro como parte das atividades negativas de nossa sociedade, relacionando essa questão com problemas como a violência, educação entre outros.
Valeu!
Com base na leitura e o conhecimento sobre o racismo estrutural sabe-se que a cor da pessoa é um símbolo da posição social quando se trata de relações sociais, como descrito na opção d.
Características do Racismo
- O racismo acontece por diversos fatores, sendo um deles o etnocentrismo, onde se acredita que determinada cultura é superior as demais. Sendo assim, como dito no texto, a etnia é um dos aspectos no qual faz com que os brancos acreditem serem superiores.
- O racismo está enraizado em nossa sociedade, na época da colonização os brancos se colocavam como superiores e escravizaram os negros, tirando-os não só de seu local de origem e os forçando a trabalhar mas também apagando sua identidade cultural, por exemplo, no processo de evangelização. Com isso, até hoje é possível notar as consequências dessas ações, como o fato da população negra possuir uma renda inferior, serem ligados a violência, terem menos acesso à educação entre outros fatores.
Entenda mais sobre o Racismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/12489026
https://brainly.com.br/tarefa/6943041
#SPJ3