Sociologia, perguntado por noniss, 9 meses atrás

(UEL – 2003) “Tudo indica que o termo ‘indústria cultural’ foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, que Horkheimer [1895-1973] e eu [Adorno, 1903-1969] publicamos em 1947, em Amsterdã. (...) Em todos os seus ramos fazem se, mais ou menos segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande medida determinam esse consumo”. Com base no texto acima e na concepção de indústria cultural expressa por Adorno e Horkheimer, é correto afirmar: a) Os produtos da indústria cultural caracterizam-se por ser a expressão espontânea das massas. b) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas. c) A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos produtos da indústria cultural contribuem para a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar com autonomia. d) A indústria cultural visa à promoção das mais diferentes manifestações culturais, preservando as características originais de cada uma delas

Soluções para a tarefa

Respondido por felipeesanto
51

Resposta:

b) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas.

Explicação:

A indústria cultural é um conceito muito criticado por Adorno e Horkheimer, pois, segundo eles, a indústria cultural não se propõe fazer arte e, sim, realizar obras voltadas para as massa. Por isso, deixam de ser a arte espontânea e realizada de modo livre, como era realizada nos séculos anteriores.

Respondido por larissamagrani
2

Para Adorno e Horkheimer, a indústria cultural: banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas (B).

Vejamos o porquê...

A indústria cultural para a Escola de Frankfurt

  • Theodor Adorno contrapõe "indústria cultural" e "cultura de massa".

  • "Indústria cultural" é um bem cultural apropriado pelo sistema capitalista, fazendo com que o povo consuma a arte capitalista, a fim de ser ponte para o lucro do empreendimento capitalista.

  • A partir do processo de mercantilização da cultura, não há cultura de massa, ou seja, cultura própria do povo. Quando a arte é produzida em seio capitalista, ela tende a ser massificada.

  • O que existe, por outro lado, são culturas em formatos de bens que são usadas para enriquecimento da classe elitizada e a arte, uma ferramenta de manipulação para favorecer o consumo selvagem.

Saiba mais sobre indústria cultural em: brainly.com.br/tarefa/19081783

Anexos:
Perguntas interessantes