Filosofia, perguntado por dudamoreira6610, 1 ano atrás

UEL 2003) “O imperativo categórico é, portanto só um único, que é este: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.” (KANT, Immanuel.Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995. p. 59.) Segundo essa formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando: A Privilegia os interesses particulares em detrimento de leis que valham universal e necessariamente. B Ajusta os interesses egoístas de uns ao egoísmo dos outros, satisfazendo as exigências individuais de prazer e felicidade. C É determinada pela lei da natureza, que tem como fundamento o princípio de auto conservação D Está subordinada à vontade de Deus, que preestabelece o caminho seguro para a ação humana.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheus4027
163

Está faltando justamente a alternativa correta, a letra E), que afirma que

e) A máxima que rege a ação pode ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.

Pois o imperativo categórico tem por objetivo guiar os indivíduos a fazer pelos outros aquilo que gostaria que fizessem com eles, ou seja, uma ação universalizada

Respondido por larissamagrani
2

O imperativo categórico é a máxima que rege a ação pode ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade (E).

O que é imperativo categórico?

Segundo a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, deontologia, é o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.  

A ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo.

A ética é categórica, objetiva e guiada pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo. O homem, portanto, é livre para agir, mas sua ação deve seguir a moral universal e aplicável a todos.

Saiba mais sobre o imperativo categórico em: brainly.com.br/tarefa/15201670

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes