Filosofia, perguntado por giovannavsro, 11 meses atrás

(UEBA) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a) divisão da riqueza nacional.
b) divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
c) divisão da política em nacional e internacional.
d) formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
e) implantação da ditadura moderna.

Soluções para a tarefa

Respondido por busolovisk
127

Resposta:

LETRA B

Explicação:

Respondido por AnthonioJorge
236

Alternativa B

Montesquieu (Charles Louis de Secondat, barão de Montesquieu, 1689-1755) - - cosmopolita, jurista, político, erudito, moralista, foi um dos pais da sociologia. Compartilhou da fé iluminista na perfectibilidade do homem e da sociedade, renunciando aos utopismos. Ficou entre 1729-1731 na Inglaterra, onde concebeu elevada opinião sobre as instituições políticas ingleses que o inspiraram a escrever O espírito das Leis:

  • No livro, ele evita estudar as leis da vida social e política com o método apriorista e abstrato dos iluministas, mas através da observação empírica direta. As leis não são entendidas como principios racionais e ideais, mas sim como relações constantes entre fenômenos históricos
  • Liberdade política, para Montesquieu, é o direito de fazer tudo o que as leis permitem.” As leis, conforme Locke, nçao limitam a liberdade, mas asseguram a cada cidadão (o governo, num sentido amplo dos 3 poderes, liberta o cidadão do temor em relação aos outros por meio das leis).

É o principio do estado democrático de direito. Montesquieu se vincula à experiencia constitucionalista inglesa, cuja forma considera ótima pela divisão entre três poderes.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/7012623

Anexos:
Perguntas interessantes