(UDESC SC/2011/Janeiro)
O imperialismo, ou neocolonialismo, como também é conhecido, é constituído por práticas dos Estados Nacionais, que pretendem colocar-se como expansores de seus domínios, controlando outras nações supostamente imaginadas como mais frágeis e mesmo até menos civilizadas.
Sobre o imperialismo das últimas décadas do século XIX, é correto afirmar que:
a) o Brasil foi colaborador da política imperialista na África.
b) os países latino-americanos, no final do século XIX, em sua maioria ainda colônias das metrópoles, também sofreram com o neocolonialismo.
c) os Estados Unidos foram o Estado mais ostensivo em sua política imperialista no período citado.
d) as investidas dos países europeus na expansão de seus domínios foram centradas sobretudo na África e Ásia.
e) Alemanha e Itália, países há muito tempo constituídos como Estados Nacionais, tiveram papel de destaque no imperialismo do final do século XIX.
Soluções para a tarefa
Resposta: D
Explicação: O neocolonialismo foi a corrida dos países europeus como a Inglaterra, frança, Alemanha, Itália por matéria prima e mercado consumidor nos continentes asiático e africano, apesar destas ultimas duas citadas demorarem para fazer tal feito de ocupação por terem demorado a se unificarem.
É correta a alternativa D, tendo sido a África quase que inteiramente ocupada durante o período do Imperialismo/Neocolonialismo (sobraram independentes apenas a Libéria e a Etiópia) e a Ásia parcialmente ocupada neste mesmo período. As principais potências imperialistas eram europeias, em especial Inglaterra e França.
Os objetivos destas ocupações eram duplos: pretendiam tanto explorar as matérias-primas e as forças de trabalho locais, com isto reduzindo os custos de produção das suas indústrias nacionais, como conquistar "mercados cativos" para o seus bens industrializados (o que era especialmente comum na Ásia).
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/4726527