(UDESC 2016/1)Conflitos envolvendo a ocupação de Terras no Brasil são bastante antigos. Em relação a estes conflitos pode-se afirmar, exceto.A) Depois de promulgada a Constituição de 1988 acabaram os conflitos de terras com os indígenas, pois a Lei garantia o direito de propriedade aos indígenas, cujas terras foram todas demarcadas até 1993.B) Sem terem onde trabalhar, muitos agricultores ocupam terras abandonadas, onde constroem suas casas e passam a cultivar o solo, tornando-se posseiros.C) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasceu em meados dos anos 1980 e, desde então, luta pela Reforma Agrária, pela terra e por mudanças sociais no país.D) Dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) existe o espaço dos “Sem Terrinhas”, destinado à educação infantil, cujas atividades buscam inserir as crianças, desde cedo, na luta pela Reforma Agrária.E) Nos últimos anos é possível reconhecer que houve alguma melhoria das condições de vida no campo. Entretanto isso não levou fez com que findassem os conflitos pela posse da terra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Olá, amigo(a)!
A luta pela terra sempre foi um dos grandes entraves existentes em nosso país. Em 1988, foi promulgada a Constituição Federal do país. Na prática, este instrumento trouxe segurança jurídica com relação às terras habitadas pelos índios (primeiros habitantes do páis).
De acordo com o Art. 231, Par. Primeiro da Constituição Federal, podemos verificar que: as terras habitadas pelos índios são para eles exercerem as suas atividades comuns do dia dia (habitação, plantio).
Gabarito:
"A) Depois de promulgada a Constituição de 1988 acabaram os conflitos de terras com os indígenas, pois a Lei garantia o direito de propriedade aos indígenas, cujas terras foram todas demarcadas até 1993".
Até a próxima!
Perguntas interessantes