(UDESC 2016/1)A Lei do Ventre Livre foi uma lei abolicionista, promulgada, no Brasil, em 28 de setembro de 1871.Sobre a Lei do Ventre Livre, assinale a alternativa correta.A) Foi promulgada pelo Imperador Pedro II e concedia liberdade a todas as crianças e às respectivas mães que viviam sob a escravidão no território brasileiro.B) Essa lei encontrou forte resistência entre os senhores, visto que não previa indenização pelo fim da escravidão das crianças nascidas a partir da publicação da lei.C) Instituía a liberdade de todas as crianças nascidas a partir da publicação da lei, mas deixava a possibilidade dessas crianças permanecerem sob “os cuidados” do antigo proprietário até a idade de 21 anos.D) Como a lei libertava a criança, mas não libertava os pais, assim que nasciam essas crianças eram retiradas do convívio com os pais escravizados e eram destinadas a um abrigo mantido pelo Estado.E) De acordo com a lei, os senhores tinham a opção de manter as crianças libertas junto aos pais escravizados até a maioridade, mas os senhores não podiam usufruir da mão de obra delas.
Soluções para a tarefa
A) Foi promulgada pelo Imperador Pedro II e concedia liberdade a todas as crianças e às respectivas mães que viviam sob a escravidão no território brasileiro.
Falso. A lei do ventre livre só se aplicava para as crianças nascidas de mães escravizadas, mas com uma série de restrições que impediu que qualquer um nascido sob esta lei pudesse usufruir dos direitos.
B) Essa lei encontrou forte resistência entre os senhores, visto que não previa indenização pelo fim da escravidão das crianças nascidas a partir da publicação da lei.
Falso. Havia indenização prevista, incluindo trabalho escravo do nascido "livre" para não prejudicar o proprietário.
C) Instituía a liberdade de todas as crianças nascidas a partir da publicação da lei, mas deixava a possibilidade dessas crianças permanecerem sob “os cuidados” do antigo proprietário até a idade de 21 anos.
Correto. Isso impediu que qualquer criança pudesse ser, de fato, livre, por conta da lei.
D) Como a lei libertava a criança, mas não libertava os pais, assim que nasciam essas crianças eram retiradas do convívio com os pais escravizados e eram destinadas a um abrigo mantido pelo Estado.
Falso. As crianças eram mantidas com os pais e, posteriormente, trabalhariam para os senhores até os vinte e um anos.
E) De acordo com a lei, os senhores tinham a opção de manter as crianças libertas junto aos pais escravizados até a maioridade, mas os senhores não podiam usufruir da mão de obra delas.
Falso. Não havia restrições profundas para impedir que os senhores não fizessem uso do trabalho da criança.
Resposta:
reposta é a letra : C
Explicação: