História, perguntado por janecacoc451, 1 ano atrás

(UDESC 2008)Assinale a alternativa incorreta, sobre o povoamento do Planalto Serrano catarinense:A) A vila de Lages era um ponto de pouso das tropas que demandavam da província de São Paulo, fato que também concorreu para a formação das vilas de Curitibanos e Campos Novos.B) Durante o século XIX o Planalto Serrano catarinense foi alvo de muitos conflitos, entre a população de sitiantes e fazendeiros e os diferentes grupos indígenas, sendo que estes foram praticamente dizimados na região.C) Assim como nas demais regiões catarinenses no século XIX, verifica-se que, no povoamento do Planalto Serrano, não havia contingente populacional negro, o qual se dividia entre brancos e indígenas.D) A partir da segunda metade do século XVIII verificou-se o início de um processo gradual de povoamento do planalto, fomentado pela estabilização e pelo crescimento do caminho das tropas.E) Com o caminho das tropas pelo planalto, formou-se um longo curso de fazendas de invernada e criação, locais de importância fundamental para o repouso e engorda do gado.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1

A) A vila de Lages era um ponto de pouso das tropas que demandavam da província de São Paulo, fato que também concorreu para a formação das vilas de Curitibanos e Campos Novos.

Correto. A vila de Lages, por sua localização estratégica, transformou-se em ponto de descanso das tropas que realizavam a rota até São Paulo.


B) Durante o século XIX o Planalto Serrano catarinense foi alvo de muitos conflitos, entre a população de sitiantes e fazendeiros e os diferentes grupos indígenas, sendo que estes foram praticamente dizimados na região.

Correto. Indígenas foram atacados e atacaram os colonos por muitos anos até que fossem dizimados e expulsos para locais inóspitos. O conflito na região proporcionou diversos problemas de organização social.


C) Assim como nas demais regiões catarinenses no século XIX, verifica-se que, no povoamento do Planalto Serrano, não havia contingente populacional negro, o qual se dividia entre brancos e indígenas.

Falso. Haviam, sim, negros na região. Em sua maior parte, estes negros haviam sido trazidos como escravos. Embora o contingente fosse menor do que o de outras províncias, como Rio de Janeiro ou Bahia, ainda assim é inegável que negros escravizados estiveram no Estado de SC.


D) A partir da segunda metade do século XVIII verificou-se o início de um processo gradual de povoamento do planalto, fomentado pela estabilização e pelo crescimento do caminho das tropas.

Correto. Como já afirmado sobre Lages, havia uma necessidade de se atender a uma demanda por gado, e a formação das rotas de transporte e comércio deste tipo de produto acabou fomentando a criação de novas vilas e centros populacionais.


E) Com o caminho das tropas pelo planalto, formou-se um longo curso de fazendas de invernada e criação, locais de importância fundamental para o repouso e engorda do gado.

Correto. Assim como já afirmado, centros populacionais foram se formando ao longo das rotas das tropas e com isso também locais de engorda de gado e serviços para os tropeiros surgiram.


abraços!

Perguntas interessantes