uam liderança que se destacou no esporte e poque ela destacou.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Michael Phelps e o poder do hábito
Explicação:
Nem tudo se trata de dom. Além de características físicas favoráveis à natação, há alguns outros pontos que fazem do estadunidense o maior atleta olímpico de toda a história – dono de 28 medalhas, sendo 23 de ouro. Muitos dos resultados obtidos por Michael Phelps têm a ver com um programa de treinamento dedicado a incluir hábitos muito precisos a sua vida.
Relaxar, alongar, largar. Braçadas e respiração. Tudo isso são técnicas que o nadador tinha que executar de maneira consciente. Esse treinamento conseguiu transformá-las em hábitos tão automáticos que, se repararmos nas gravações de provas disputadas por Phelps, podemos pensar que são replays da mesma competição.
O livro O Poder do Hábito, do autor Charles Duhigg, descreve alguns desses hábitos, que são capazes de influenciar o modo como as pessoas trabalham, se alimentam, gastam, se comunicam, praticam esportes. Para o autor, “alguns hábitos têm o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos”. No caso do nadador dos EUA, tudo sempre teve a ver com ‘pequenas vitórias’, que levavam a uma conquista seguinte.
Bob Bowman, treinador de Phelps, concluiu que era melhor ele se concentrar nesses pequenos momentos de sucesso e transformá-los em gatilhos mentais, tornando-os uma rotina. O nadador fazia uma série de ações antes de cada prova que eram projetadas para dar a ele um senso de vitória, sem que se desse conta, pois fazia de forma natural. Depois disso, todos os outros hábitos pareciam se ajustar por si próprios. E quando ganhava uma competição, era uma vitória a mais numa vida cheia de pequenas vitórias.
E você, já parou para pensar que talvez seja mais fácil quebrar um grande objetivo da sua agência em outros menores? Traçar pequenas vitórias e começar a visualizá-las dentro da sua rotina?
O maior ensinamento transmitido por Phelps é que nossas aptidões são importantes, mas o que realmente modela nossa vida são os hábitos. Quase tudo o que fazemos pode ser relacionado a rotinas que foram estabelecidas aos poucos – às vezes sem nem percebermos. Se quisermos mudar, basta criar novos hábitos de maneira consciente que poderemos obter resultados surpreendentes.