História, perguntado por Gustavom5869, 1 ano atrás

(U n ifes p) Aquilo não era uma campanha, era uma charqueada. Não era a ação severa das leis, era a vingança. Dente por dente. Naqueles ares pairava, ainda, a poeira de Moreira César, queimado; devia-se queimar. Adiante, o arcabouço decapitado de Tamarindo; devia-se degolar. A repressão tinha dois polos - o incêndio e a faca... Ademais, não havia temer-se o juízo tremendo do futuro. A História não iria até ali. E u c lid e s da C u n h a , Os sertões. Essa passagem do livro. a) revela a preocupação que os protagonistas de ambos os lados tinham com relação às implicações políticas de suas ações. b) denuncia m ais do que a crueldade de ambos os lados, o sentimento de impunidade entre as forças da repressão. c) mostra que ambos os lados em luta estavam determinados a destruir o adversário para não deixar provas de sua conduta. d) critica veladamente a ausência de interesse por parte da opinião pública e da imprensa com relação ao episódio relatado. e) indica que o autor, por acom panhar de longe os acontecim entos, deixou-se levar por versões que exageraram a crueldade da repressão.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
9
Boa noite!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

A alternativa que melhor se enquadra no contexto da pergunta é a letra B. b) denuncia m ais do que a crueldade de ambos os lados, o sentimento de impunidade entre as forças da repressão. 


Partindo deste ponto, ao observar a forma como os indivíduos eram degolados, assim como o vislumbre do incêndio e da faca a partir das forças repressoras vemos um nível altíssimo de impunidade, fato que se devia a oposição de cada lado e a busca pela vitória, como no trecho: "
Não era a ação severa das leis, era a vingança. Dente por dente." 


Bem, espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Perguntas interessantes