História, perguntado por jhonathanXrlc2776, 11 meses atrás

(Cesgranrio-RJ) "0 senhor de engenho é tí­ tulo a que muitos aspiram , porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." 0 comentário de Antonit, e scrito no século XVIII, pode se r considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:a) a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial. b) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores. c) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre $ seus segmentos. d) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento. e) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da adm inistração colonial.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
11
Olá

Resposta letra "A"

O senhor de engenho tinha sobre si um grande trunfo, pois era detentor de terras e de muitos homens. Além de controlar suas terras, ele  também tinha sob seu domínio os escravos, os demais colonos que trabalhavam nas suas terras e sua família.



Ele não administrava altos cargos, porque a metrópole só confiava esses cargos aos portugueses (designados para controlar a colônia), que faziam tudo que Portugal mandava. O senhor de engenho tinha cargos menores na colônia, mas dentro de suas terras ele extremamente preponderante. 

Perguntas interessantes