(U FSM -RS) Leia a fábula a seguir. O rato do campo e o rato da cidade Um dia um rato do campo convidou o rato que morava na cidade para ir visitá-lo. O rato da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma “boa vida". E lá se foi o rato do campo para a cidade, onde lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias, como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. Resolveram começar a comer na mesma hora, mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu, e alguém entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples. Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.Analise as afirmações relacionadas com a estrutura e o conteúdo do texto.I. O texto organiza-se de forma narrativa, com o objetivo de defender um ponto de vista, que, no caso, remete à valorização do urbano em detrimento do rural.II. O espaço do qual provêm os dois ratinhos determina a seguinte correlação: urbano está para risco assim como rural está para segurança.III. Embora tenha mais fartura, o rato da cidade reconhece que lhe faltam o sossego e a paz de que desfruta o rato do campo.Está(ão) correta(s):a) apenas I.b) apenas II.c) apenas III.d) apenas I e II.e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Olá!
A resposta correta é a Letra B – apenas a II - O espaço do qual provêm os dois ratinhos determina a seguinte correlação: urbano está para risco assim como rural está para segurança
Observe que embora o rato da cidade procure ressaltar as vantagens e a boa vida possível na cidade, a interpretação do texto nos revela a defesa de um modo de vida simples e sossegado ao contrário do que a vida na cidade proporciona – portanto a afirmação I é incorreta.
Quem reconhece a importância de uma vida com sossego e paz é o rato do campo, e não o rato da cidade como mencionado na afirmação III que também é incorreta.
Bons estudos!
Respondido por
6
Resposta:
Qual é o tema deste texto?
o rato da cidade e o rato do campo?
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás