Filosofia, perguntado por thaiscruz130503, 1 ano atrás

(U. E. Maringá-PR) Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
(01) A história da política da Antiguidade greco-romana não desperta interesse para Maquiavel, pois dela não se pode extrair nenhuma ideia para a construção do Estado moderno.
(02) Segundo Maquiavel, o Principado é a única forma de governo possível e viável, pois só o príncipe é capaz de instituir um Estado racional segundo a natureza humana.
(04) Na sua obra O príncipe, Maquiavel considera que a virtù do príncipe consiste em ter uma ética em que os princípios serão mantidos em qualquer circunstância, pois só assim seria possível garantir a ordem e a estabilidade do governo.
(08) Para Maquiavel, qualquer regime político, pouco importa a forma e a origem que tiver, poderá ser legítimo ou ilegítimo, pois o critério de avaliação que mede a legitimidade ou ilegitimidade de um governo é a liberdade.
(16) Na obra Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel considera o Estado republicano viável, por permitir o embate de forças políticas com interesses divergentes. Dessa forma, a República, ao reconhecer o antagonismo social como uma realidade inerente à atividade política, realiza-se por meio da conciliação de interesses divergentes.
Dê a soma dos números dos itens corretos.

Soluções para a tarefa

Respondido por rebecamedicine
22

Soma: 8 + 16 = 24, sendo as três primeiras alternativas totalmente contraditórias ao que Maquiavel disse,

Respondido por karistrina
11

8 + 16 = 24

Maquiavel acreditava que República era a melhor alternativa, era possível relações com base em interesses mútuos, etc..

4 errada porque para ele a moral poderia ser flexibilizada

Perguntas interessantes