Turma: r3631627439a8dd55c-l
Autor: fabianawhar-sp
25/02/21 - 1ª série do EM - Sociologia - Socialização e poder
Habilidade do Currículo Paulista: (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais Objeto de conhecimento: Padrões e normas de distintas sociedades: na cultura, no poder, na cidadania e no trabalho.
25/02/21 - 1ª série do EM - Sociologia - Socialização e poder
ObrigatóriaNota:
10
1) (Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim:
( )naturalização e pensamento crítico
( )Fatos Sociais
( )Expressões culturais
( )Ações Sociais
Soluções para a tarefa
Resposta: fatos sociais
Explicação: Eu fui na resposta do moço e estava errada;acredite ()fatos sociais
O enunciado nos mostra a base para as ideias de Durkheim que entendia a sociedade a partir de uma série de fatores como o uso do poder e da coercitividade por exemplo. Logo, a alternativa Fatos Sociais está correta.
Para explicar o fato social Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Segundo Durkheim a coercitividade tende a coagir o indivíduo de forma direta, enquanto a exterioridade, utiliza de padrões culturais para coagir a mente do mesmo, e por fim, a generalidade do ato de coletividade, ou seja, os fatos sociais pertencem a todos.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/37143124