Filosofia, perguntado por dpplindo6038, 11 meses atrás

Tudo sobre Nicolau Maquiavel. Quem foi Maquiavel. Vida e História de Nicolau Maquiavel

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
63

Quem foi Nicolau Maquiavel?

Nicolau Maquiavel era um diplomata, funcionário público, filósofo político e escritor italiano, nascido em 1469, em Florença, Itália.

Em 1498 foi nomeado secretário da segunda chancelaria encarregada dos Negócios Estrangeiros e da Guerra da cidade, porém Maquiavel  foi acusado de traição, aprisionado e levemente torturado em 1513.

Depois de recuperar sua liberdade, ele se retirou para uma casa que ele possuía nos arredores de Florença, onde ele empreendeu a redação de seus trabalhos, incluindo sua obra, O Príncipe, onde expressa sua visão de política, com base em sua experiência particular e profundo conhecimento da história e da psique humana.

Mandamentos de Maquiavel

Segundo a biografía de Nicolau Maquiavel, ele também escreveu 10 curiosos "mandamentos" que explicam claramente sua severa postura em certas questões, e que deram o claro significado do mal ao adjetivo "maquiavélico". Esses mandamentos são

1. Assista apenas aos seus interesses.

2. Não honre ninguém além de você mesmo.

3. Faça o mal, mas finja fazer o bem.

4. Tente conseguir tudo o que puder.

5. Seja miserável.

6. Seja brutal.

7. Aproveite o imediato sempre que puder.

8. Mate seus inimigos e, se necessário, seus amigos.

9. Use a força em vez de bondade ao lidar com os outros.

10. Pense exclusivamente em guerra.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/10287764

Anexos:
Respondido por BoraLer
13

Resposta:

Nasceu em 03 de maio de 1469, em Florença, na Itália, Maquiavel viveu durante a Renascença Italiana e quase cinco séculos que o separam do nosso tempo. Apesar do longo tempo de distância, as ideias de Maquiavel ainda são bastante relevantes para o estudo da filosofia e da política no mundo.

Passou grande parte de sua infância e adolescência sob a responsabilidade de governos tiranos e confusos. O poder na região estava dividido em pequenos principados governados por mercenários ou déspotas sem direitos e com ilegitimidade religiosa (sem dinastia), o que gerava uma guerra pelo poder e instaurava o caos. A figura de Lourenço de Médici ajudou muito para conter invasões estrangeiras e sua morte, em 1492, foi crucial para a invasão de Carlos VIII, causando a expulsão dos Médici de Florença e restabelecendo a força da Igreja Católica na região.

Foi um cientista empirista moderno, defendia que expandir a partir da experiência e fatos históricos é o melhor método de se desenvolver uma filosofia consistente, especialmente em política, e que a teorização a partir da imaginação é inútil.

A obra mais conhecida de Nicolau Maquiavel é certamente O príncipe, que começa a ser escrito em meados de 1512. Nele as ideias são expostas de forma clara, e seu pensamento político entende a política como um fim em si mesma. A avaliação das ações de um governante toma por base os fatos que se apresentam e não valorações de qualquer âmbito.

Perguntas interessantes