Biologia, perguntado por henriquepeladeiro4, 1 ano atrás

tudo sobre moluscolu​

Soluções para a tarefa

Respondido por caah8841
0

Resposta:

DescriçãoOs moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres. O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, e inclui uma variedade de animais muito familiares, como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.

Explicação:

A maior forma de utilização dos moluscos é como fonte de alimento, importante principalmente para populações que vivem no litoral. Servem como alimento os bivalves como ostras e mariscos e também cefalópodes como lulas e polvos.

Por outro lado, o bicho com o maior tempo de vida já registrado acumulou nada menos que 507 anos! Foi um molusco bivalve (assim como as ostras, que vivem dentro de uma concha) da espécie Arctica islandica que ganhou o nome de Ming, quando foi descoberto, em 2006.

Respondido por biaregina2000
0

Resposta:

A Classe Gastropoda é representada por moluscos com pé musculoso estendido, como o caracol de jardim. Quando o caracol se movimenta, pode-se notar a força de seu pé musculoso, e que deixa um rastro mucoso.

A maioria dos representantes desta classe possui concha calcárea única, que protege os órgãos internos, cujo conjunto é chamado de massa visceral. Toda a massa visceral fica coberta por uma dobra da pele, o manto, que também possui a função de produzir a concha. O manto forma uma cavidade interna que serve como pulmão nos animais terrestes, ou abriga uma brânquia nos animais aquáticos.

Além do pé musculoso e da massa visceral, o animal também possui uma cabeça delimitada, bem distinta dos filos evolutivamente anteriores, que serve como centro de comando do animal. Nos caracóis, há dois pares de tentáculos de função sensorial, com um olho em cada ponta. A boca é ventral e possui um rádula, espécie de língua raspadora, utilizada para auxiliar na alimentação.

Os caracóis de jardim são hermafroditas, só que o animal não se autofecunda, sendo necessários dois animais para a troca de espermatozoides, como já vimos que ocorre nos anelídeos. Só que neste caso a fecundação é interna e os ovos são postos em locais úmidos.

O sistema circulatório é aberto, ou lacunar. Do coração o sangue é distribuídos para as lacunas, ode são feitas as trocas de alimento e gases respiratórios. O pigmento respiratório contido no sangue desses animais é a hemocianina. A excreção é feita por rins simples, semelhantes à nefrídeos.

O sistema nervoso é constituído por pares de gânglios ligados à cabeça, massa visceral e pé musculoso, possuindo diversos gânglios espalhados.

As três principais classes do Filo Molusculo são :

Gastropoda - maioria possuem concha com uma valva ex ; lesma caracois e caramujo

Bivalvia - possuem concha com duas valvas ex : ostras

Cephalopoda - polvos sem concha , lula com concha interna

os ambiente dos molusculos são variaveis , eles podem ser encontrados no mar ( fixo em rochas ) nadando ativamente ( polvos e lulas ) os molusculos também são terrestres ( lesmas , caracois )

características gerais

- Os molusculos apresentam simetria Bilateral

- Muitas vezes apresentam concha calcária

- Polvos e lulas possuem concha interna

- Corpo de um molusculo é constituído basicamente por três partes : cabeça , pé e massa visseral

- A respiração pode ser cultânea ( como em lesmas ) branquial ( como em mexilhões ) pulmonar ( como em caracois )

- Possuem sistema cardiovascular , responsável por transporta e distribuir os nutrientes .

Perguntas interessantes