Química, perguntado por Francyelealves0, 1 ano atrás

Tudo sobre Dalton e Thomson ???

Soluções para a tarefa

Respondido por rutee2018
1

Na Grécia Antiga, muitos filósofos procuraram explicar a constituição do universo. A resposta que mais se aproximou da atual concepção da estrutura da matéria foi a de Demócrito e Leucipo. Eles afirmavam que o “elemento primordial” de todas as coisas, inclusive da alma humana, era o átomo, uma partícula indivisível. Por esta razão, eles ficaram conhecidos como atomistas.


No início do século 19, o professor e químico britânico John Dalton (1766-1844) retomou a antiga ideia imaginada por aqueles filósofos gregos e propôs um modelo atômico que explicava a estrutura da matéria. Baseando-se nas leis ponderais desenvolvidas por Lavoisier e Proust, Dalton propôs que:

todos e qualquer tipo de matéria é formado por partículas indivisíveis, denominadas átomos.

Dalton imaginou o átomo como sendo uma partícula indivisível, entretanto Joseph John Thomson (1856-1940), no final do século 19, descobriu o elétron, uma partícula subatômica, e determinou suas principais propriedades. Thomson, após investigar os raios catódicos, afirmou que os elétrons (representados por e–) eram parte constituinte de todos os átomos e que possuíam massa e carga negativa. Thomson propôs, então, um novo modelo atômico. Segundo ele, o átomo seria uma esfera gelatinosa de carga positiva com elétrons suspenso nela. Seu modelo ficou conhecido como pudim de passas, no qual as passas seriam os elétrons.

Este modelo, no entanto, foi derrubado pelo de Rutherford

Perguntas interessantes