Tubaroes preferem banhistas que usam preto e branco
Vem ni mim, tubarão!
Está todo mundo lá na praia, nadando feliz e contente, quando vem um tubarão. Como é que ele escolhe qual pessoa morder? Uni-duni-tê?
De acordo com a pesquisa do especialista em tubarões da Universidade da Flórida (EUA), George Burgess, a escolha fashion do banhista é um dos fatores que o bicho leva em consideração: quem usa trajes que combinem preto e branco tem mais chances de levar uma bela mordida.
Burgess analisou dados de ataques de tubarão registrados nos últimos 50 anos no município de Volusia, uma região costeira da Flórida conhecida pela alta incidência de ataques (no período analisado, foram 231). Nessa análise, percebeu que a maioria das pessoas mordidas estava usando branco e preto.
Mas por que o tubarão gosta dessa combinação? O cara ainda não sabe ao certo. Mas, segundo ele, é provável que o fenômeno esteja ligado à habilidade dos tubarões em enxergarem contrastes. Não por menos, a combinação de preto e amarelo também não se mostrou segura.
Além disso, Burgess constatou outras coisas interessantes (e outras nem tanto): a maioria dos ataques acontece aos domingos (provavelmente porque é o dia em que a praia está mais cheia), a menos de 2 metros de profundidade (porque é onde a maioria das pessoas geralmente fica) e (isso sim é legal) durante a Lua nova. “Isso porque as marés, afetadas pela Lua, trazem os peixes preferidos dos tubarões para mais perto da costa”, diz o especialista.
01) (P090639C2) Nesse texto, em relação aos ataques de tubarão, há uma opinião no trecho:
A) “... é um dos fatores que o bicho leva em consideração: quem usa trajes que combinem preto e branco...”. (l.4-5)
B) “... percebeu que a maioria das pessoas mordidas estava usando branco e preto.”. (l. 9-10)
C) “Não por menos, a combinçao de preto e amarelo também não se mostrou segura.”. (l. 13-14)
D) “... constatou outras coisas interessantes (e outras nem tanto): a maioria dos ataques acontece aos domingos...”. (l. 15-16)
02) (P090640C2) O trecho “O cara ainda não sabe ao certo”. (l. 11) é próprio da linguagem
a) Culta.
b) Informal.
c) Regional.
d) Técnica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-B
2-B
Explicação:
espero ter ajudado bons estudos
1) A alternativa que apresenta uma opinião em relação aos ataques de tubarão é a letra B) “... percebeu que a maioria das pessoas mordidas estava usando branco e preto.”. (l. 9-10)
Na alternativa B, percebe-se uma opinião por conta de que ela se refere a algo que está conforme o que pensa o indivíduo, não necessariamente estando ligado com a realidade. Ou seja, não é um dado da realidade, mas existe no campo da imaginação.
Uma opinião é a interpretação de alguém sobre um fato. Os fatos não dependem de opiniões, já opiniões dependem de fatos. Normalmente, as opiniões geram debates, porque expressam a maneira de pensar e de julgar de certo alguém.
2) A alternativa que apresenta a linguagem do trecho apresentado é a letra B) Informal.
No trecho “O cara ainda não sabe ao certo” percebemos palavras que são utilizadas em momentos onde há maior intimidade entre os interlocutores, em ambiente onde não há muita seriedade. A palavra "cara" é utilizada para se referir a um outro alguém, ou seja, é uma gíria.
A linguagem informal é normalmente utilizada entre dois ou mais indivíduos que são íntimos entre si, onde há uma relação forte de amizade, um ambiente familiar. Muito diferente da linguagem formal, que normalmente é utilizada em ambientes profissionais ou onde não se há uma grande afinidade.
Veja questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/27754038
brainly.com.br/tarefa/24776847