“Tu, só tu, puro amor, com força crua, Que os corações humanos tanto obriga, Deste causa à molesta morte sua, Como se fora pérfida inimiga. Se dizem, fero Amor, que a sede tua Nem com lágrimas tristes se mitiga, É porque queres, áspero e tirano, Tuas aras banhar em sangue humano.” Camões, Os lusíadas — episódio de Inês de Castro. a) Considerando-se a forte presença da cultura da Antiguidade Clássica em Os lusíadas, a que se pode referir o vocábulo “Amor”, grafado com maiúscula, no 5º verso? b) Explique o verso “Tuas aras banhar em sangue humano”, relacionando-o à história de Inês de Castro.
Soluções para a tarefa
Resposta: a) O vocábulo "Amor" foi grafado com letra maiúscula pois foi personificado. obs: (palavras que começam com a letra maiúscula no meio do texto trazem sentido universal, sentido de sentimento e também pode trazer ênfase)
b) Esse verso tem relação a história de Inês de castro porquê a mesma morreu por amor
(Ara- Altar: mesa para sacrifícios religiosos)
Explicação:
Confia
a. O termo "Amor" presente no trecho foi grafado utilizando uma letra maiúscula pois indica que ali há uma personificação. No meio de um texto, quando uma palavra aparece escrita com a letra maiúscula, ele traz um sentido geral para a palavra e, principalmente, dar ênfase.
b. O verso apresentado se relaciona com a história de Inês de Castro pois a personagem foi dita ter morrido de amor e o trecho "banhar em sangue humano" indica que aquela história de amor acabou em tragédia, tal como a história de Inês.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173